Um jornal de quem faz política para quem faz política.

E quando dizemos “quem faz política”, não falamos apenas de parlamentares, prefeitos ou governadores. Falamos de toda uma engrenagem que se move nos bastidores — invisível para o grande público, mas absolutamente essencial para que a política aconteça. Sem Decoro nasceu na cozinha do marketing político, no calor da campanha e daquele cansaço após a disputa, das ideias que ganham corpo em slogans, discursos, memes e jingles.

Jornal feito por quem vive a política no detalhe — da Comunicação ao Direito, da pesquisa ao audiovisual, do planejamento estratégico à panfletagem nas ruas. Um ecossistema complexo, que emprega centenas — talvez milhares — de profissionais em todo o país (e até fora dele). Em comum, a paixão pelo que fazem, mesmo quando o trabalho é incompreendido, subestimado ou superestimado. 

Mas afinal, o que é marketing político? O que é comunicação política? É um pouco de tudo no melhor estilo “tudo junto misturado”. Desde que o mundo é mundo, alguém ajuda alguém a conquistar corações e mentes em prol de melhorias para a vida em sociedade. E se a política é feita de símbolos, escolhas e estratégias, cada detalhe importa — da cor da camisa ao fundo musical do vídeo. Nada é por acaso. Portanto, é muito  justo que os profissionais que fazem a mágica acontecer tenham visibilidade, reconhecimento e, porque não, protagonismo.

Sem Decoro estreia em grande estilo: no maior evento de marketing político do Brasil, o Compol. Cercados pela nata da profissão, assumimos nosso lugar com a ousadia de quem quer abrir o jogo. Mostrar como chegamos até aqui — não apenas nós, da equipe editorial, mas todos vocês que transformam a comunicação política brasileira em uma das melhores do mundo.

Nesta edição inaugural, você vai encontrar um panorama da evolução da pesquisa política, o perfil de um dos profissionais mais respeitados do setor, uma crônica visual da história do marketing político nas camisas e corridas de um ex-presidente, as tendências que já apontam para as eleições legislativas de 2026 e colunas especiais com feras do marketing digital e da gestão de crise.Estamos orgulhosamente lançando uma edição histórica. Com cara de jornal retrô (para os mais jovens redescobrirem o prazer de folhear páginas de verdade), mas recheado de ideias novas, provocações inteligentes e conteúdo de alto nível. Um jornal feito com coragem, sem amarras e, claro, Sem Decoro.

Compartilhar artigo